Vinhos Uruguaios

Vinhos Uruguaios

A Carpe Vinum apresenta as características de um dos mais importantes países vinícolas da América do Sul. Hoje nós vamos aprender um pouco sobre os vinhos uruguaios!

Situado entre as latitudes do sul excelentes para produção de vinho, o Uruguai se compromete com ações que visam à produção de vinho e o enoturismo. Com um consumo individual de vinho dos mais importantes do continente, a tradição vitícola, que remonta ao séc. XVIII está fortemente ancorada. O Uruguai é o quarto maior produtor na América do Sul em volume, consome o essencial dos vinhos que produz, mas o nível atingido por seus melhores vinhos tintos abriu-lhe as portas para a exportação, principalmente aqui para o Brasil.

A imagem dos vinhos uruguaios permanece ligada a uma cepa dominante a Tannat (ou harriague). Essa cepa cobre mais de 20% do vinhedo nacional, plantado principalmente nas duas regiões de produção do país, Canelones e Montevidéu, ao sul uruguaio. A Tannat  adapta-se bem ao solos argilosos e arenosos ricos e ao clima suave e úmido essas zonas costeiras.

Saiba mais sobre a uva Tannat aqui!

Por vezes vinificada em rosé, a Tannat é reconhecida particularmente por seus vinhos tintos estruturados, entre os quais  os melhores souberam seduzir os importadores em busca de vinhos “de nicho” originais e de um estilo muito diferente do vinhos chilenos ou argentinos.
Outras cepas reconhecidas por suas qualidade no Uruguai são a Cabernet-sauvignon, Merlot ou a Cabernet-franc.

Para mostrar do que o Uruguai é capaz, nós apresentamos o Garzon Reserva 2018

Saiba muito mais sobre esse e outros vinhos uruguaios na nossa loja online!  A Carpe Vinum espera os seus paladares!

Related Posts