Vinhos da Ucrânia

Vinhos da Ucrânia

A cultura do vinho na Ucrânia data do século IV A.C, na costa da península da Crimeia(treta) – de acordo com os utensílios encontrados, como ânforas e prensas. A parte norte, só se desenvolveu muito mais tarde, através de monges, pelo século XI.

Em 2014 com a invasão da Crimeia pela Rússia, na qual era a principal região produtora de vinhos da Ucrânia, acabou sendo um golpe bastante duro para a indústria local e nacional. Foi uma perda de mais da metade de seus vinhos engarrafados, principalmente vinhos meio-doce ou demi-sec, e vinhos de sobremesa. Mas como já diz o ditado, há males que vem para o bem, ou malas que vem de trem… Ironicamente essa perda dos vinhos doces, fez os vinhos secos despontarem, impulsionando o consumo de vinho seco, principalmente na Transcarpathia(Região), e nas regiões sul de Odessa e Kherson

Desde 2015, a produção de vinhos secos da Ucrânia cresce de 7% a 9% ao ano.

Hungria e Romênia são adjacentes à área Transcarpathia, bem como a área ao sul do rio Dnipro, perto das cidades de Kherson e Dnieperpetrovsk. O clima continental é caracterizado por verões quentes e invernos rigorosos. Em 2019, foram produzidos 133,4 milhões de litros de vinho em 41.500 hectares de vinhas. Quase 180 variedades de uvas são cultivadas, incluindo a maioria das variedades indígenas.

Na atualidade, a Ucrânia consiste em 3 grandes regiões vinicolas – Bessarabia, Região do mar Negro e Transcarpathia (Zakarpattya).

As principais regiões produtoras de vinho da Ucrânia incluem a região de Odesa (52 mil ha de vinhedos), a região de Kherson (20 mil ha), a região de Mykolaiv (15 mil ha), a Transcarpática (8 mil ha) e a Crimeia. Além disso, pequenos vinhedos são plantados em outras regiões da Ucrânia. A diversidade varietal de uvas na Ucrânia é representada pelas variedades selecionadas internacionalmente e também por diversas variedades autóctones. A variedade autóctone mais conhecida é a Telti Kuyruk, cultivada no terroir de Shabo. A variedade selecionada mais amplamente plantada é Odesa Black e Sukhyi Liman White, enquanto Saperavi, Aligote, Rkatsiteli, Cabernet-Sauvignon, Chardonnay e Riesling são as variedades internacionais mais populares.

Temos aqui um excelente exemplar de vinho da Ucrânia

Bessarabia

Em 1788, após a conquista do Príncipe Potemkin, sobre Ochakov, o mesmo avaliando a contribuição dos cossacos para a vitória geral, deu-lhes terras entre o Dniester e o Bug. Assim,, surgiram as primeiras informações sobre os vinhedos em Sloboda, Yaski, Golovkivka, Bilyaivka e Agidera (Ovidiopol).  Contudo, três anos depois, o mesmo Potemkin desejou fazer dos cossacos seus servos, e os cossacos, relutante, foram para Budzhak.

Aparentemente, o ataque punitivo do general Prozorovsky em 1769, incendiou o Báltico e todos os assentamentos que encontrou no caminho para o Dniester, o que forçou os cossacos a não se aventurarem muito fundo em território controlado pelas tropas russas.

Mar Negro

A região do Mar Negro é justamente considerada uma das mais antigas regiões vinícolas da Ucrânia. Os gregos antigos, avaliaram seu relevo favorável para a viticultura. A vinificação plana permite, principalmente, cultivar variedades de mesa e variedades adequadas à produção de vinhos comuns. Até os antigos romanos acreditavam que as uvas cultivadas em um plano inclinado dão o melhor rendimento. O inverno de Odessa, Mykolayiv e parte de Kherson é caracterizado por um inverno ameno, o que é muito importante para a videira termofílica. Em particular, é na fronteira do Mar Negro do Norte que existe uma fronteira de cultura industrial indivisível. O outono quente e moderadamente úmido contribui para o desenvolvimento e amadurecimento consistente dos frutos, e os períodos de seca antes da colheita das uvas permitem uvas de alta qualidade.

Transcarpathia (Zakarpattya)

Após a coletivização em 1949, o plantio em massa de vinhedos começou. Foi criado um berçário especial, já em 1953, a área de vinhedos havia crescido para 5400 hectares. 1200-1500 ha de novas plantações eram plantadas a cada ano. Em 1960, as vinhas (excluindo o setor individual) ocupavam uma área de 14,5 mil hectares, que a história da região ainda não conhecia. As vinhas foram colocadas no distrito de Irshava. A área deles chegava a 3 mil hectares. Também houve tentativas de desenvolver áreas separadas nos distritos de Khust e Svalyava para os vinhedos. O desenvolvimento da indústria do vinho cresceu e construíram-se adegas com linhas automáticas que produziam vinhos engarrafados.

Related Posts