Hoje A Carpe Vinum fala sobre o espumante com identidade francesa!
Não, não é o Champagne, e sim todos os outros espumantes franceses que não são feitos no terroir da Champagne. Hora de conhecer os Crémants!
Mas, fora disso, o método de produção é o mesmo entre um Champagne e um Crémant. Tem crémants de Loire, de Borgonha, de Bordeaux, d’Alsacia etc. Cada produção possui técnicas bem específicas para cada região entre elas o terroir, tipo de uva, estilo da vinícula e o resultado pretendido.
Os diferentes crémants franceses:
- Crémant d’Alsace : o mais conhecido na França, representando quase a metade da produção dos espumantes franceses
- Crémant de Bourgogne
- Crémant de Loire
- Crémant de Limoux (região do Languedoc, Sul da França)
- Crémant du Jura (região ao Leste da França)
- Crémant de Bordeaux
- Crémant de Die (ao Sul de Rhône)

La méthode traditionnelle
A vinificação começa com a primeira fermentação alcóolica que vai transformar o suco de uva em vinho. Os fermentos que existem naturalmente na uva vão “comer” o açúcar e produzir gás carbônico. Assim que o açúcar é consumido, o vinho de base já esta produzido.
Basicamente, um crémant é produzido da maneira seguinte:
L’assemblage: mistura do vinho de base com vinhos dos anos anteriores, seguindo a receita do enólogo de cada vinícola. Isso dá o estilo da maisson – cada casa produtora de vinho.
Depois disso, acontece a segunda fermentação, na garrafa mesmo (prise de mousse). Então, o enólogo adiciona uma liqueur de tirage (composta de açúcar e fermentos – novamente) para iniciar esta “prise de mousse” etapa também chamada tirage.
Pra conhecer um crémant nós apresentamos o Calvet Crémant Brut Rosé é um Brut Bordelês feito pelo “méthode champenoise”. Apresenta bolhas leves e tons dourados pálidos, muito efervescente e doce no final.Acompanhamento perfeito para aperitivos e sobremesas, ele apresenta um aroma sutil e florido, fechando com um paladar agradável e bastante redondo.
Confira os produtos da França na nossa loja online www.carpevinum.com.br