Barossa – Região de vinhos

Barossa – Região de vinhos

O Vale Barossa é um vale no sul da Austrália localizado 60 quilômetros a nordeste do centro da cidade de Adelaide. O vale é formado pelo rio “North Para River”, em uma tradução grosseira, o Rio Para do Norte. Destaca-se como importante região produtora de vinho e destino turístico.

O “Caminho do Vale de Barossa”(Barossa Valley Way)  é a estrada principal que atravessa o vale, conectando as principais cidades no fundo do vale de Nuriootpa, Tanunda, Rowland Flat e Lyndoch. A trilha para caminhada e ciclismo da Trilha de Barossa tem 40 quilômetros de extensão e também passa pelas principais cidades perto de Gawler, nas planícies de Adelaide, até Angaston, a leste do vale.

Barossa Valley Way

Atualmente, o Vale Barossa tem uma população de cerca de 20.000. A maioria dos habitantes mora em Tanunda, Nuriootpa, Angaston, Williamstown e Lyndoch, cada um com mais de 1000 pessoas. A população restante vive em algumas cidades menores, como Moculta e Springton. Todas essas cidades fazem parte do governo local de Barossa. Muitas instalações não disponíveis(Hospitais, escolas, lojas em geral) nessas cidades são geralmente suplmentadas nas proximidades de Gawler. Nos últimos anos, o aumento do desenvolvimento na área viu a oposição das comunidades locais.

Lyndoch Vineyard

O vinho tem sido um modo de vida em Barossa desde 1842. Avançando até hoje, Barossa é o lar de mais de 550 famílias de produtores de uvas, muitas com a sexta geração ainda trabalhando no mesmo lote de terra, fornecendo uvas de qualidade para mais de 170 empresas de vinho.

Um destaque no calendário de eventos, o "Barossa Vintage Festival bienal" mostra e celebra o vinho, a comida, a cultura e o patrimônio da região. Cativando a atenção dos visitantes e locais, o Festival é uma oportunidade para mergulhar no estilo de vida de Barossa.
Barossa Vintage Festival

A paisagem atual dos vinhos de Barossa é de inovação e exploração empolgantes. Os agricultores de várias gerações trabalham ao lado dos recém-chegados, fazendo novos movimentos ousados ​​e experimentando, ao mesmo tempo que respeitando as tradições regionais.

Lar das vinhas mais antigas do mundo, produzindo continuamente Shiraz, Grenache, Mataro, Cabernet Sauvignon e Semillon, a proteção ambiental e a sustentabilidade são um foco importante nas práticas de vinicultura e viticultura.

Experimente um típico vinho da região de Barossa – Ou então, confira nossos Vinhos Australianos

Os melhores vinhos de Barossa “sentam-se” confortavelmente ao lado dos grandes vinhos do mundo. Barossa Shiraz e Eden Valley Riesling abriram caminho como heróis regionais, com os vinhos Cabernet Sauvignon, Mataro, Grenache, Semillon e Fortifieds contribuindo para a posição de Barossa como uma das maiores regiões vinícolas do mundo.

Apresentando Barossa – Introduction to Barossa

Barossa incorpora os vales Barossa Valley e Eden, tornando-a uma das únicas regiões vinícolas da Austrália a ter condições de cultivo com clima quente e frio. 

Com tal diversidade de condições de cultivo e tipos de solo em seus vales e vinhedos, que foram tratados manualmente por muitas gerações, você certamente encontrará um vinho que chamará de seu.

Embora Barossa seja famosa por seu Shiraz, Cabernet Sauvignon tem sido uma variedade de uva tinta clássica na região, produzindo sabores ricos de frutas pretas e taninos suaves – o estilo de assinatura de Barossa. Há uma diversidade de idades das vinhas em toda a região, com plantações que datam de meados de 1800.

Sam Holmes e James March presenting Texsom

As exportações globais de vinho de Barossa atingiram um valor recorde, anunciou o relatório de exportação de vinho de setembro de 2019 da Wine Australia. A zona de Barossa apresentou um crescimento impressionante de 28% no périodo de 12 meses, atingindo um valor total de mais de U$211 milhões.

A força da oferta de vinhos premium de Barossa se reflete no aumento dramático ano a ano em volume e valor. O valor médio das exportações de vinho de Barossa Valley é de 44%, para US $ 20,33 / l, cinco vezes a média nacional de US $ 3,74 / l.

Barossa liderou as regiões produtoras de vinho premium do país em volume, exportando mais de 12,5 milhões de litros nos 12 meses até setembro de 2019, um aumento de 12%.

A Barossa Grape & Wine Association está maravilhada com o resultado; crescimento da participação de mercado de quase US $ 100 milhões em nove anos. Isso indica um aumento sustentado na demanda por vinhos de Barossa e o sucesso da estratégia de exportação regional combinada com os esforços das empresas de vinho de Barossa focadas no crescimento em mercados internacionais.

O diretor administrativo da Yalumba Family Winemakers, Nick Waterman, disse:

“A campanha Far from Ordinary da Wine Australia, junto com um foco significativo de nosso distribuidor nos EUA, viu Yalumba e nossas principais marcas da família Hill Smith alcançarem aumentos significativos nas vendas, uma tendência que esperamos que continue. Barossa continua a ser uma região reconhecida pelo comércio e pelos consumidores dos EUA por produzir uma grande variedade de vinhos de alta qualidade. ”

Enquanto a China mantém sua posição como o mercado de exportação mais valioso da região, um crescimento encorajador foi visto nos EUA, com o valor médio por litro aumentando 11% para $ 12,33/l e um valor total de $ 15 milhões, um aumento de 6%.

Nacionalmente, as exportações de vinhos engarrafados aumentaram 7% em valor, chegando a US $ 289 bilhões.

Andreas Clark, CEO da Wine Australia, comentou:

“O crescimento em valor refletiu uma forte história subjacente com crescimento em todos os segmentos de preço acima de US $ 5 por litro, com vinho enviado a um valor médio de US $ 10 por litro e acima, atingindo níveis recordes de valor e volume.”

Related Posts